Menu principal
 

Informações sobre o Estágio Curricular no IFC Araquari

1 – O que é o estágio?

É um ato educativo escolar, supervisionado, desenvolvido pelos alunos em empresas ou instituições, que tem como objetivo a complementação da aprendizagem por meio do contato com o ambiente de trabalho e a aplicação prática de seus conhecimentos. Auxilia na integração do estudante com a sociedade, propiciando aprendizado social, profissional e cultural.

2- Tipos de estágio:

I- Estágio obrigatório: É o estágio com cumprimento obrigatório de carga horária estipulada pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sendo um componente curricular essencial para a obtenção da conclusão do curso (diploma). No estágio obrigatório o pagamento da bolsa de estágio pela empresa é opcional e a responsabilidade pela contratação do seguro contra acidentes de trabalho, poderá, alternativamente, ser assumida pela instituição de ensino. O estágio obrigatório pode ser realizado após o cumprimento dos requisitos mínimos indicados nos respectivos PPCs.

O primeiro passo para iniciar os trâmites para o estágio obrigatório é o preenchimento e envio da autorização da coordenação do curso para a coordenação de Extensão, Estágio e Egressos (Link Autorização) pelo o e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br

II- Estágio não obrigatório: É o estágio realizado a partir da opção do estudante, não estando condicionado à obtenção da conclusão do curso (diploma). Não exige cumprimento de carga horária mínima e pode durar até dois anos. As horas de estágio não obrigatório são registradas como Carga Horária Complementar no histórico do estudante. No estágio não obrigatório, a instituição concedente deve pagar uma bolsa de estágio para o estudante, fornecer auxílio transporte e contratar seguro contra acidentes de trabalho para os estagiários. Mesmo sendo não obrigatório, o estágio deve ser realizado na área de formação do estudante, pois é um ato educativo.

3 – Embasamento legal para realização de estágios:

I- Lei nº 11.788/2008 – Dispõe sobre o Estágio Curricular (link)

II- Resolução IFC nº 17 – CONSUPER/2013 (link)

III- Resolução IFC nº 10 – CONSUPER/2021 (Organização Didática dos cursos do IFC), Capítulo III, Seção IV(Link)

4 – Orientações para iniciar estágio:

I- Esclarecer dúvidas com a coordenação do curso sobre as possibilidades de realização de estágio obrigatório ou não obrigatório (períodos, carga horária, entre outras);
II- Convênio celebrado ou em processo de celebração com a empresa/instituição;
III- Preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio – TCE (links 8 e 9).

5 – Empresas/instituições conveniadas com o IFC para realização de estágios (link)

Caso a empresa/instituição de interesse não constar na lista, entrar em contato pelo e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br

6 – Formulário para solicitar convênio com empresa/instituição) (link)

O formulário pode ser encaminhado diretamente para a empresa/instituição e a mesma devolver devidamente preenchida com cópia do RG e CPF (pdf) do representante legal para o e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br . Caso o estudante não tenha contato com a empresa/instituição favor entrar em contato com a coordenação pelo mesmo e-mail citado.

7 – Modelo de oficio para solicitar vaga de estágio (link)

O estudante que pretende solicitar vaga de estágio para alguma instituição/empresa deve preencher o modelo (sem colocar o número de ofício) e encaminhar para o e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br

8 – Termo de Compromisso de Estágio obrigatório (link)

Deve ser impresso em três vias e assinado por todos. O mesmo deve ser entregue na coordenação de extensão, estágio e egressos faltando apenas a assinatura da coordenação de estágio do Campus.

Observações.
a) Depois de preencher o TCE, antes de colher as assinaturas, enviar para o e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br para conferência.
b) O estágio só pode iniciar após o TCE assinado e entregue na coordenação de extensão, estágio e egressos.

9 – Termo de Compromisso de Estágio não obrigatório (link)

Deve ser impresso em três vias e assinado por todos. O mesmo deve ser entregue na coordenação de extensão, estágio e egressos faltando apenas a assinatura da coordenação de estágio do Campus.

Observações:
a) Depois de preencher o TCE, antes de colher as assinaturas, enviar para o e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br para conferência.
b) O estágio só pode iniciar após o TCE assinado e entregue na coordenação de extensão, estágio e egressos.

Para estágio não obrigatório via Agência Integradora (IEL, CIEE, Super Estágio, Estagiar, CIN, Agiel, etc.) entrar em contato com convenios.araquari@ifc.edu.br – TCE específico (Link)

10 – Relatórios de Estágio

I- Relatório Parcial (Link )
II- Relatório Final (Link )

O Acadêmico do Curso Superior enviará os relatórios de estágio pelo sistema SIGAA.
O estudante do Curso Técnico enviará o relatório de estágio à Coordenação de Extensão, Estágio e Egressos depois de aprovado e assinado pelo orientador.

11 – Ficha de avaliação

I- Entregar a ficha de avaliação para o supervisor de estágio realizar a avaliação (Link)
II- Entregar a avaliação preenchida e assinada pelo Supervisor, para a Coordenação de Extensão, Estágio e Egressos.

12 – Autorização para adolescentes – Período de pandemia

Para a realização de estágio de menores de 18 anos durante a pandemia do Covid-19, é necessário autorização dos pais/responsáveis (Link)

Coordenação de Extensão, Estágio e Egressos
Joice Seleme Mota – Coordenadora
Manuir Schons – Coordenador Substituto

Contatos:
convenios.araquari@ifc.edu.br
47 38037275

Outras dúvidas referentes a estágios, que não constam nesta página, podem ser enviadas para o e-mail convenios.araquari@ifc.edu.br ou pelo telefone 47 3803-7268 (sem atendimento telefônico no momento)