Menu principal
 

MASC convida

terça-feira, 30 de Janeiro de 2018

 

Pléticos: Espaço, Geometria e Construção
Curadoria: Janga
Abertura: 07/02 2018 às 19h
Visitação: 08/02 a 04 /04/2018
Nascido em Pula, atual Croácia, Pléticos chegou a Florianópolis em meados dos anos sessenta, depois de passar por Ribeirão Preto e Passo Fundo. Aqui, segundo Janga, Pléticos se tornou um interlocutor para uma geração de artistas catarinenses interessada no campo da experimentação plástica, de novos conceitos e propostas, utilização de novos materiais e procedimentos. Esta exposição se centra em pinturas desenvolvidas pelo artista a partir do final dos anos 1960, quando começa a utilizar a técnica do esgrafiado, mas de uma forma original para alcançar os resultados que buscava.
.

Nodu vitale
Esculturas e objetos do Acervo MASC
Abertura: 07/02 /2018 às 19h
Visitação: 08/02 a 04 /04/2018
NODU VITALE – Esculturas e Objetos do Acervo do MASC
A exposição Nodu Vitale apresenta dez trabalhos tridimensionais pertencentes ao acervo do Museu de Arte de Santa Catarina/MASC, dos artistas: Ana Norogrando, Amélia Toledo, Berenice Gorini, Canabarro, Doraci Girrulat, Elke Hering, Kini Nii, Nicolas Vlavianos, Suely Beduschi e Jorge Ferro. O título da exposição faz menção ao modo como este último nomeava suas esculturas e instalações, de modo a aproximar o conjunto de obras do acervo ao ritmo e esforço com que muitos artistas se dirigem ao campo expandido da arte, propondo a convergência de matéria e simbolização, com cosmologias, cosmogonias e tradições.
.

CLARABOIA 4
Monica Nador e JAMAC: Namblá Xokleng
Abertura: 07/02/2018 às 19h
Visitação: 08/02 a 08 /04/2018
A quarta edição do Claraboia recebe o projeto NAMBLÁ XOKLENG, realizado por Mônica Nador e JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), inscrevendo na agenda do Museu sua manifestação contra o assassinato de Marcondes Namblá, indígena da Terra Ibirama-La Klãnõ, situada no município de José Boiteux, no Vale do Itajaí. Mônica Nador desenvolve sua produção desde 1980, com projetos de orientação social e colaborativos, que problematizam o espaço da pintura na cena artística e contribuem para a expansão do campo da arte.
.

Regina Parra: Por uma geografia da proximidade
Sala de video MASC
Abertura: 07/02/2018 às 19h
Visitação: 08/02 a 13/04/2018
Composta por dois vídeos, a mostra de Regina Parra no MASC apresenta tentativas de encontro e proximidade com estrangeiros que escolheram viver no Brasil. Em, 7.536 PASSOS (por uma geografia da proximidade), a artista caminha do marco zero da cidade de São Paulo em direção a uma comunidade de bolivianos, situada em bairro vizinho. A segunda obra da exposição é intitulada As pérolas, como te escrevi. Realizado em terreno árido, o vídeo reúne imigrantes de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Congo, Guiné e Peru, que leem um trecho de Mundus novus, carta escrita pelo italiano Américo Vespúcio.

.

E ainda poderão ser visitadas: 

Sensos e Sentidos
Coleção Jeanine e Marcelo Collaço Paulo
Visitação até 25/03/2018
Composta por obras e peças oriundas de diferentes escolas e movimentos da história da arte de diferentes países, com artistas como: Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi, Eliseu Visconti, Ismael Nery, Jean-Baptiste Debret, Louise Canuet, Pedro Américo, Oscar Pereira da Silva, Othon Friesz, Sonia Ebling, Victor Meirelles, e artistas centrais no contexto da produção artística catarinense, com Elke Hering, Fernando Lindote, Luiz Henrique Schwanke, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, entre outros. A exposição explora os variados sentidos da representação do corpo estabelecendo diálogos entre experiências subjetivas e historiográficas, registrando instantes do cotidiano, hábitos e gestos da contemporaneidade de outrora.

MASC 6X3
Eli Heil: Estou voando
Visitação até 25/03/2018
.

.
Informações importantes:
– faixa etária livre;
– para visitas com crianças até 6 anos é necessário 1 responsável a cada 4 alunos;
– 1 hora de duração das visitas mediadas;
– Horário de visitas mediadas, das 10:00 às 18:00hrs de terça a sexta feira;
– horário para os agendamentos: das 14:00 às 18:00 de segunda a sexta feira pelo telefone 48 3664-2633 ou agendamento@fcc.sc.gov.br.